O que é um algoritmo e quais suas finalidades?

O que é?

Um algoritmo é um conjunto de passos finitos para a solução de um determinado problema. Isso signfica que, independente de seguir na carreira da tecnologia ou não, a utilizar de algorimos está intrinsicamente relacionada às nossas atividades cotidianas.

Exemplo: somar dois números

  1. Anotar o primeiro número e o segundo
  2. Somar os dois números
  3. Escrever o resultado da soma

Portanto, observe que esse algoritmo utiliza a liguagem natual para descrever as ações. Essa modalidade é chamada de Descrição Narrativa, pois narra as etapas passo a passo.

Tipos de comando em um algoritmo

Ainda que essa notação não tenha sido descrita na Descrição Narrativa, observe que, durante o desenvolvimento, existem tenos tipos de comandos:

Entrada: Pega um dado do usuário (armazenar um valor na memória)

Processamento: Faz uma operação com esses dados (soma, subtração, etc)

Saída: Exibe um resultado ao usuário (ex: escrever algo na tela)

Existem outras formas de expressar um algoritmo?

Sim, sem dúvida diversas convenções para isso, contudo, para fins práticos, demonstratei mais duas nesse post.

Fluxograma

O fluxograma utiliza símbolos gráficos para expressar a estrutura geral de um algoritmo. Por isso, esses símbolos prefinidos são interligados setas que indicam o fluxo e as interconexões entre as partes.

Um detalhe importante é que ele sempre se iniciará com o símbolo de início e encerrará com o de fim.

Confira abaixo alguns dos símbos utilizados e seu signficados.

Símbolos para representação de algoritmos em fluxograma.

Como ficaria o algorimo “escovar os dentes em fluxograma”? Assim:

Algoritmo descrevendo um processo de soma de dois números utilizando fluxograma.

Caso não entenda algum deles agora, não se preocupe. Ao longo dos próximos posts utilizarei uma combinação dos três para que vá se familiarizando com os conceitos aos poucos.

Pseudocódigo

Em seguida temos o pseudocódigo. Essa é uma linguagem mais próxima ao código de uma linguagem de programação como Pascal ou C. Nessa fase são inseridos elementos e estruturas mais especifícos como declaração de tipos para as variáveis.

Algoritmo descrevendo a soma de dois números em Portugol.
Bastante coisa? Não se preocupe ainda. Digite esse código no seu VisuAlg e tecle F9 para executar. Na próxima aula, o funcionamento será explicado em detalhes.

A fim de entender essa estrutura ao longo do curso, será utilizado um programa denominado VisuAlg. Além disso, essa ferramenta utiliza a sintaxe do Portugol como pseudocódigo e é muito simples de instalar/utilizar.

Para instalar, entre no link abaixo e faça o download. No momento, há somente a versão para Windows disponível. Logo, usuários de Mac e Linux precisam utilizar uma ferramenta para garantir que o programa seja compatível, como o Wine, para que o programa funcione corretamente.

https://www.apoioinformatica.inf.br/produtos/visualg

Contudo, caso você não saiba como instalar, pesquise “Como instalar o VisuAlg no <Mac ou Linux (especifique o nome da distribuição)>”. Eu mesmo estou utilizando no Deepin através do Wine durante a elaboração deste curso. Mesmo assim, sinta-se à vontade para perguntar aqui na seção dos comentários. Auxiliarei no que estiver ao meu alcance.

Exercícios de algoritmo

Faça fluxograma, bem como em descrição narrativa.

  1. Elabore um para subtrair dois números.
  2. Faça um que descreva a rotina de ligar o computador.
  3. Crie um que retrate o seu represente o seu processo matinal (acordar, tomar, banho…)

Agora é hora de praticar. Da mesma forma que um atleta treina muito para realizar uma prova, você também precisa. Portanto, resolva e coloque aqui nos comentários!