Capa - Como Surgiu o Hello World - Como Surgiu o Olá Mundo

Você sabe de onde surgiu a tradição do ‘Hello, World’?

Você certamente já viu essas palavras em algum lugar, como por exemplo, em um curso de programação, um novo blog no WordPress. Essa frase, também conhecida em sua versão traduzida: “Olá, Mundo”.

Essa frase é utilizada para fins de teste ou o início da jornada de aprendizado de uma linguagem de programação, mas você já se perguntou de onde começou essa tradição?

Voltando no tempo

Antes de mais nada, devemos voltar para 1972, os modelos de computadores mais populares eram os Mainframes, ou seja, grandes computadores destinados a processamento de dados e nada baratos.

Além disso, eram difíceis de programar, assim como, requiram profissionais especializados para operá-los. Todas essas dificuldades restringiam o uso do computador às grandes empresas e Universidades.

E de uma dessas empresas, a Bell Labs, uma empresa dedicada à descoberta e ao desenvolvimento de novas tecnologias, que surge nosso heroi: Brian Kernighan.

Sendo assim, nessa corporação, Brian escreveu um guia intitulado: “A Tutorial Introduction to the Language B”. Nesse documento, Kernighan eventualmente escreveu pela primeira vez as palavras “mágicas”.

Imagens exclusivas: Momento histórico em que as palavras foram exibidas na tela.
main(){   
extern a,b,c;
putchar(a); putchar(b); putchar(c); putchar('!*n');
}

a 'hell';
b 'o, w';
c 'orld';

Posteriormente, quando escrevia um livro sobre a Linguagem C:
C Programming Language, em 1978, utilizou o mesmo exemplo descrito no livro tutorial da linguagem anterior.

Em resumo, o livro foi um tremendo sucesso. Vendeu milhares de cópias ao redor do mundo e popularizou o ritual para novos programadores, que perpetuaram a prática até hoje.

Surpreendemente, em uma entrevista concedida a Revista Fobes India, Kernighan confessou que não retirou o termo da cartola. De acordo com ele, a expressão foi retirada de um desenho que assistiu.

Já que a mensagem era compatível com a ideia que queria transmitir, isso é, o mundo novo e as novas possibilidades que o computador poderia oferecer, foi adotada em seus livros e em seguida, por seus alunos e leitores.

E você? Conhecia essa história? Comente aqui em baixo qual a foi a primeira vez que usou essa metodologia. Certamente gostarei de ler as histórias.

Quer saber mais? Cheque direto nas fontes!

Bell Labs – Wikipedia

The History of Computing

A Tutorial Introduction to the Language B

Forbes India

Hackerrank

Stackoverflow

Hello World Program History